Ver a teoria da sala de aula na prática através de uma visita técnica em empresas é importante na graduação.


Que estudante no meio daquela aula infinita não pensou na seguinte frase: “Onde é que eu vou usar isso na minha vida? ”.  Aposto que quase todos e inclusive você! Bem, muitas vezes você nunca mais verá aquele assunto mesmo, entretanto, estuda-se ele por um motivo, certo?  Infelizmente a teoria na sala de aula não consegue mostrar na prática como algumas matérias são realmente aplicadas no mercado de trabalho e, na tentativa de preencher esse buraco na graduação, empresas e organizações abrem as suas portas para a prática de visita técnica, como as realizadas pelo PET-MA durante todo o ano.

Abaixo listamos 4 motivos que consideramos como importantes para você fazer uma visita técnica durante a universidade e quais são seus benefícios:

Teoria aplicada na prática

Existem diversas matérias que, por melhor que seja o professor, não conseguem brilhar aos olhos dos alunos como seu futuro trabalho, às vezes pela falta de um bom laboratório, ou simplesmente pelo fato de que não é possível aplicar esses conhecimentos na universidade. Ao visitar uma empresa, dependendo do roteiro, é possível ver de perto desde processos de fabricação de produtos no chão de fábrica, até conversar com o Gerente de Projetos ou mesmo o CEO, verificando de fato que muitas aulas que tivemos realmente fazem da empresa o que ela é hoje, de engenharia ao setor de RH.

Contato direto com a rotina daquela área

Já teve curiosidade em saber como é o dia a dia daquela área que você tem interesse de trabalhar? Conversar com pessoas que já atuam neste mercado e conhecer essa realidade de perto são essenciais para fazer parte da sua decisão de futuro profissional. Uma boa visita técnica naquela organização desejada por você certamente é uma das melhores formas de imersão.

Conhecimentos extracurriculares

Mesmo se forem do mesmo ramo, uma empresa não é igual a outra. Muito de novo se aprende ao conhecer diversas organizações e é possível de perceber elas se diferenciam uma das outras desde processos gerenciais até propostas de valor para seus clientes. As ferramentas, os processos e as diferentes culturas empresariais são conhecimentos extracurriculares únicos, muitas vezes vistos já no PET-MA, os quais podem fazer até com que você se interessar por uma área que nunca havia visto antes.

Oportunidades de estágio

“I know a guy”, certamente uma frase clássica de vários filmes que nos mostra a importância de ter contatos. O networking é essencial no mercado de trabalho seja o que você vá fazer ou para onde vá – e começa desde antes da procura do estágio. Realizando visitas técnicas é possível conversar com profissionais em importantes cargos, trocar cartões e perguntar sobre futuros processos seletivos, além de mostrar ali mesmo uma boa primeira impressão. Muitos ex-membros do PET-MA hoje estão em empresas que já tínhamos um contato prévio por meio de visitas.

Gostou? Quer saber mais? Curta a nossa página aqui e acompanhe nossas notícias!