Intercâmbios de férias são ótimas opções para alunos de fases iniciais da graduação.


Intercâmbios de férias são oportunidades únicas que você pode encontrar durante a graduação. Seja o seu objetivo aprimorar o conhecimento de um idioma, ganhar novas habilidades ou conhecer lugares novos, os intercâmbios de férias podem contemplar tudo isso e muito mais. Com duração curta, geralmente de um à três meses e com os temas mais  diversos, esses programas de intercâmbio são ótimas opções para aprender coisas novas e agregar algo ao seu currículo nas fases iniciais da faculdade.

Nesse post serão expostas as opções mais comuns de intercâmbios de férias  e um pouco de como funciona o processo de inscrição ou seleção para esses programas.

Programas de Trabalho Voluntário

Nos programas de trabalho voluntário, o participante viaja para algum país (de sua escolha), e realiza projeto com ONGs do local onde ele estiver hospedado. Os principais destinos para o programa são países em desenvolvimento, como países no leste europeu, na América do Sul, na África e na Ásia. Nesses tipos de intercâmbio o participante tem um contato muito forte com a cultura local e está imerso em um ambiente desafiador, onde ele desenvolve diversas habilidades como liderança e proatividade, além de aprender mais do idioma local. 

Normalmente, o participante fica hospedado na casa de uma família que é voluntária também do programa. Nessa casa o participante tem acesso a alimentação e internet, sem nenhum custo adicional, porém nem sempre o participante tem um quarto individual. O participante pode ficar entre 6 a 12 semanas participando do programa.

A instituição mais conhecida na realização deste tipo de intercâmbio é a AIESEC (Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales ). Esta instituição é formada por voluntários de todo o mundo e auxilia jovens a se engajar com trabalhos voluntários  e fazer diferença na sociedade.  Para participar de um intercâmbio com a AIESEC o voluntário deve entrar em contato com a instituição, escolher um local de sua preferência (que tenha disponibilidade) e pagar uma pequena taxa. Para ser selecionado, o participante deve enviar o seu currículo e participar de uma entrevista por Skype com a instituição/ONG onde ele estará alocado. Para conhecer mais sobre a AIESEC acesse: http://aiesec.org.br/a-aiesec/

Work and Travel

Os programas Work and Travel  são programas de trabalho remunerado nos Estados Unidos. Os participantes ficam durante o período das férias de verão do Brasil trabalhando, na maioria das vezes, em estações de esqui onde cargos são diversos, podendo variar de garçom até lift operator.

O Work and Travel é uma ótima oportunidade para quem quer aproveitar as férias no exterior, aprimorando o seu inglês e ainda cobrindo os custos da viagem. O participante recebe entre US$ 6 a US$ 12 por hora e trabalha em torno de 40 horas por semana. Durante as horas vagas o participante tem acesso livre, sem nenhum custo extra, a todas as opções de esportes radicais disponíveis na estação de esqui. A hospedagem no programa fica a encargo do participante. A opção mais comum é alugar uma casa ou apartamento junto com outras pessoas que irão participar do programa. Alguns empregadores ainda fornecem uma moradia para os participantes, porém essa tem um custo adicional.

Para participar do programa você deve entrar em contato com uma agência de intercâmbio aqui no Brasil, que organizará o contato com os empregadores que participam do programa. Após o pagamento de uma taxa, que cobre as despesas administrativas e inscrição no programa, você então realiza uma breve entrevista com o empregador do local onde escolheu ir, e é selecionado cargo que você irá ocupar. Em Florianópolis, a agência Intercultural realiza este tipo de intercâmbio.

Cursos de Idiomas

Os cursos de idioma no exterior são uma das melhores opções para quem deseja aprimorar um idioma de maneira rápida e eficiente. Estando em contato 24 horas por dia com o idioma do país, tendo aulas sobre o idioma, e convivendo com pessoas que, na maioria das vezes, só sabem se comunicar com o idioma do país, o participante irá aprimorar muito seu vocabulário, conversação e pronuncia em um período de tempo muito curto.

A duração destes cursos pode variar bastante, geralmente a duração é de um à três meses e o custo pode variar bastante. Existem programas onde o participante pode participar de um período de seleção e conseguir uma bolsa de estudo, como também há programas onde basta se inscrever e pagar a taxa do programa. A hospedagem varia bastante do tipo de programa que o participante está inscrito. Variando de casas de família (homestay) a acomodação na escola/universidade onde será realizado o curso.

Os processos de seleção para bolsas geralmente envolve uma etapa de inscrição, onde o participante envia o seu currículo e uma carta motivacional, contando o motivo pelo qual ele deveria ser selecionado e também algum teste comprovando domínio do idioma . Alguns processos ainda contam com uma entrevista, geralmente feita por Skype, para definir os selecionados.

Dentre as opções de bolsa para aprender idiomas, especificamente alemão, as bolsas do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) são uma das melhores opções para quem deseja aprender alemão. Para quem deseja um curso sem bolsa, os cursos do Goethe-Institut são recomendados.

Considerações Finais

Além dos programas mencionados acima, existem diversas outras oportunidades de intercâmbios de férias, que abrangem os mais diversos tipos de experiências. Existem programas para realizar projetos em universidades, como o UNIGOU, existem estágios curtos em Startups,  e muitas outras oportunidades.

Para não perder oportunidades de bolsas de estudo e datas de inscrições de programas de intercâmbio,  há estes dois sites que sempre estão atualizados sobre o assunto:

Experiências internacionais agregam muito valor em seu currículo, principalmente caso você queira, posteriormente, se inscrever em programas maiores de intercâmbio, como o BRAFITEC. Aproveite essas fases inicias da sua graduação para ter essas experiências, aprimorar seus idiomas e crescer, não só profissionalmente, mas como pessoa também.

Gostou? Quer saber mais? Curta a nossa página aqui e acompanhe nossas notícias!