Não é segredo para ninguém que as redes sociais se tornaram um dos principais veículos de comunicação e marketing que temos a disposição. Para se ter uma ideia, em 2017 um terço da população mundial fará login em alguma rede social pelo menos uma vez por mês. Com a mudança nos canais de comunicação, as empresas tiveram que se adaptar às novas formas de propaganda, que como já diria o ditado, é a alma do negócio. O Facebook por exemplo, atingiu neste ano a marca de 5 milhões de anunciantes, além de possuir sozinho 1,94 bilhão de usuários por todo o mundo.

O sistema de vinculação de anúncios na rede criada por Mark Zukenberg apresenta diversas vantagens em relação aos canais tradicionais de comunicação em massa, sendo um sistema bastante democrático com preços que se ajustam as necessidades e ao tamanho de cada empresa. Felizmente, não precisa ser um especialista em marketing ou dispor de uma grande quantidade de recursos para realizar uma propaganda efetiva. Este artigo irá trazer então algumas dicas para a sua equipe alcançar melhores resultados no facebook sem gastar nada!

ENTENDENDO O ALGORITMO…

Uma das grandes sacadas do site é mostrar para os seus usuários as publicações mais relevantes para eles. Ou seja, cada feed de notícias na rede social é único e é literalmente moldado sob medida para cada usuário. Para que essa classificação de conteúdo ocorra, é utilizada uma série de fatores individuais coletados a partir dos dados de navegação do usuário que expressam o que é, ou não, interessante para cada pessoa. Esses dados são obtidos a partir do comportamento do usuário na rede, como as suas curtidas, os seus comentários, o tempo que ela passa em cada postagem e a interação com o dono do post. Os 4 principais fatores levados em consideração na decisão da relevância de uma dada publicação são:

Quem postou

Quanto mais interações você tevê com o autor da publicação no passado, mais relevante para você serão as postagens dele no futuro.

Quando postou

Quanto mais recente for feita uma publicação, maior é a chance dela aparecer no seu feed. No entanto, a rede leva em conta o tempo que você passou fora do site e todas as publicações relevantes para você neste período. Por exemplo, se você está fora do facebook por cinco dias, e a quatro dias o seu irmão postou uma do casamento dele que foi bastante curtida pelos seus familiares, muito provavelmente esta foto estará no topo do seu feed quando você entrar de novo no site.

Tipo de conteúdo

É levado em conta também o formato de conteúdo que você prefere ver na sua linha do tempo. Você prefere fotos? Vídeos? Reportagens? O sistema sabe disso e lhe-mostrará o que for mais interessante.

Engajamento

Quanto mais outras pessoas reagiram a uma publicação, mas relevante esta publicação se torna e mais provável a chance de ela aparecer para você.

MELHORANDO A PERFORMACE DOS SEUS POSTS

Alguns bons hábitos podem aumentar muito o alcance das suas publicações. Alguns deles são:

Defina seu público alvo

O primeiro passo para atingir sucesso nas suas publicações é definir bem a sua audiência. O público alvo é um grupo de pessoas que possuem características em comum. O seu trabalho é descobrir que características são essas e produzir conteúdos que sejam atrativos para estas pessoas. Por exemplo, se seu público são universitários, você deve produzir publicações que se adequem aos gostos e ao estilo de um estudante. Dessa forma, elas devem possuir pouco texto, serem diretas e apresentadas de forma descontraída se for o caso.

Utilize sempre imagens

O facebook é uma rede visual e por isso a utilização de imagens é fundamental para se atingir altos níveis de engajamento, além de melhorar a sua relação com os usuários. Fique atento ao design das suas publicações e tente usar sempre imagens para ilustrar o que se quer transmitir.

Dialogue com os usuários

Estimule os usuários a comentarem nas publicações e assim atingir altos níveis de engajamento. Lembre-se que as redes sócias foram criadas para proporcionar interação entre as pessoas. Faça perguntas e não deixe comentários sem resposta.

Publique na hora certa

O facebook fornece um gráfico que permite analisar qual o horário que geralmente existem mais fans da sua página online e este seria o melhor momento para fazer uma publicação. De forma geral, postagens feitas no final da tarde e à noite possuem maior alcance.

Publique com frequência constante

Tente sempre manter uma constância no número de postagens, tentando trazer ao máximo conteúdos relevantes. Caso a sua equipe não tenha nenhuma novidade, compartilhe notícias que sejam de interesse do seu público.

Utilize as ferramentas de análise disponíveis

O facebook conta com uma poderosa ferramenta de análise, bastante intuitiva e simples de se utilizar. A partir dela você obter dados tanto das suas publicações, quanto do seu público. Você pode utiliza-la para ajudá-lo a segmentar o seu público alvo, achar padrões de sucesso entre as suas publicações, encontrar melhores horários, além de comparar a sua página com a de seus concorrentes. Sem falar que é tudo gratuito!

O facebook é um poderoso veículo de comunicação que pode fazer grande diferença no marketing da sua equipe. Dominar as suas funcionalidades é o primeiro passo para desenvolver uma divulgação virtual de sucesso!

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