ConteúdoSeminário

Implicações Atuais da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, por muito tempo, era associada à ficção científica: como fazer com que máquinas e softwares agissem física e logicamente como humanos?

No decorrer dos anos, especialmente na última década, houveram avanços incríveis na área, permitindo que uma tecnologia semelhante àquela associada apenas a filmes e livros, fosse estar presente naquilo que atualmente não vivemos sem: a internet.

Mais de 3 bilhões de pessoas tem acesso à internet, segundo a UIT. A presença e a dependência da IA é tanta que hoje, não vivemos sem nenhum serviço que utilize das tecnologias da área. Compartilhamos nossos dados, nossos gostos, nossa localização, nossa vida na internet – consequentemente com os serviços que estão na mesma.

Tais serviços utilizam algoritmos baseados em Deep Learning, uma subárea da Inteligência Artificial, como forma de aprender sobre nós com base nos nossos dados – e eles podem nos conhecer melhor do que nós mesmos.

Mas qual é a implicação disso? O que é feito com nossos dados? Eles são utilizados apenas para melhorar o algoritmo responsável pela rede social, aplicativo ou site de pesquisa que utilizamos ou existe algo mais? Qual o limite dessa tecnologia?

Ficou interessado na resposta dessas perguntas? Inscreva-se no Seminário!