Gerenciar suas finanças e saber como fazer o dinheiro trabalhar para você é uma habilidade que todos deveriam ter conhecimento.


Ter um planejamento financeiro pessoal é a forma mais básica de cuidar da sua renda. É através disso que você pode pagar todas as suas contas e ainda fazer o dinheiro sobrar no fim do mês. Engana-se quem pensa que o planejamento trata apenas sobre dinheiro, mas sim sobre qualidade de vida. Além de se preocupar menos com as contas, você também pode se programar para atividades mais prazerosas e de lazer, como aquela viagem que você queria fazer ou trocar de celular.

Quer mais motivos que isso para começar agora o seu planejamento financeiro pessoal? Então ai vão mais alguns motivos para te fazer mudar de ideia: primeiro é a educação financeira. A partir do momento que você começa a organizar suas contas, ganha motivação para aprender sobre finanças e investimentos e com isso, o seu dinheiro passa a trabalhar para você, gerando ainda mais dinheiro. Como diria aquela famosa frase: “Ou você domina o dinheiro, ou o dinheiro domina você”.

Outra razão e não menos importante é qualidade de vida, como já falado antes. Quem sabe lidar com o dinheiro, gastando com inteligência e programando despesas e investimentos, tem maior liberdade financeira. E por isso, quem tem liberdade financeira geralmente alcança seus objetivos ligados à qualidade de vida.

Passo a passo

1º – Acompanhe suas receitas e despesas. É fundamental entender seu fluxo de caixa para começar a ter uma noção sobre o seu dinheiro. Essa primeira dica é básica: se você não tem um controle de gastos, provavelmente não sabe aonde seu dinheiro está indo.

Para fazer isso não é necessário ter uma planilha no excel que dificilmente você estará atualizando no seu dia a dia. Hoje existem diversos aplicativos de celular que fazem o mesmo trabalho e ainda contam com uma série de ferramentas. Como sugestão há o Guia Bolso, Money Wise, Organizze (itunes), Fast Budget (itunes) e Minhas Economias. Basta encontrar aquele que mais se adapta a você. Lembrando que é importante fazer uma revisão mensal dos gastos para separar em gastos fixos e variáveis.

2º – Conheça seu custo de vida. Isso é importante para saber quanto dinheiro você tem que deixar reservado para não gastar no mês em hipótese alguma. A partir disso fica mais fácil separar o que sobrou para gastos eventuais (lazer, hobbies) e investimentos.

3º – Faça um planejamento estratégico. O controle financeiro é usado porque você tem objetivos a alcançar. Quais são seus objetivos? Como você os alcançará? Essa parte é importante para que você tenha motivações em economizar e investir, mantendo sempre o seu controle financeiro em mente.

4º – Crie metas realistas e crescentes. O fator psicológico é fundamental em finanças. Por isso não acredite que vai fazer seu dinheiro render 20% ao ano ou que vai investir 50% das suas rendas. Comece com valores baixos pois pequenos sucessos são o que fazem uma mente continuar a buscar seus objetivos além de aumentar a sua motivação em busca de mais sucesso.

5º – Acompanhe seus objetivos mensalmente. A parte mais importante para você saber se está no caminho do sucesso financeiro é mensurar as suas metas mensalmente. Esse acompanhamento é importante por manter sua mente nos trilhos e ainda facilitar sua tomada de decisões para melhorar a situação financeira.

6º – Viva conforme seu padrão vida. Esse ponto é muito importante pois grande parte das pessoas tem o desejo de consumir algo que está fora da sua renda e mesmo assim faz questão de comprar. Isso é extremamente ruim para suas finanças pois além de gerar dívidas pode comprometer o orçamento dos serviços essenciais. Portanto é necessário mudar a mentalidade do prazer momentâneo e pensar mais nas consequências a longo prazo.

7º – Faça a quarentena dos desejos. É muito comum nos depararmos com promoções imperdíveis e produtos que aparente precisamos ter. Mas é muito importante pensar bem se isso realmente é necessário e se realmente vai agregar algo na sua vida. Por isso, sempre que surgir o desejo de comprar algo anote e espere alguns dias para refletir sobre o assunto. Na maioria das vezes você vai perceber como o objeto era realmente supérfluo e só traria despesas.

8º – Compare preços. Essa dica é muito importante principalmente para compras online, onde é possível economizar até 20% com uma rápida busca pela internet.

9º – Informe-se sobre investimentos. Aprender a poupar e controlar suas finanças é o primeiro passo, mas para ter uma vida financeira é preciso ir além. Investimentos te ensinam a cuidar melhor do dinheiro poupado além de serem um incentivo a mais para economizar e ainda fazer o dinheiro trabalhar pra você. Por isso, criar o hábito de investir é o que fará o seu dinheiro crescer seja para garantir uma aposentadoria, se proteger de imprevistos ou comprar algo que gerará mais renda.

Dicas extras de economia

– Compre à vista pois geralmente oferece maiores descontos e não compromete o orçamento dos próximos meses.

 Faça uma lista de compras sempre que for sair para comprar, independentemente de ser no supermercado ou lojas de roupa. É importante se manter fiel à lista para não comprar mais do que o necessário.

– Elimine gastos com planos não utilizados como academia, netflix, plano de telefonia, taxas de banco e cartão de crédito.

 Livre-se dívidas. Nunca pague apenas a parcela mínima do cartão de crédito e evite buscar empréstimos. Todos os tipos de dívidas servem apenas para sugar o seu dinheiro e quando você perceber já está trabalhando apenas para pagar dívidas.

– Considere vender objetos não utilizados ou trocar por coisas de interesse. Todas coisas sem uso em casa podem se tornar uma fonte renda e isso faz uma grande diferença no final do mês.

– Não seja pão duro. A ideia desse planejamento é encontrar o equilíbrio entre gastos supérfluos e o que você faz por satisfação pessoal.

 – Evite ter muitos cartões. Além de dificultar o controle financeiro e pagamento de contas, isso pode gerar vários custos com taxas e por consequência a chance de se endividar é bem maior.

Gostou? Quer saber mais? Curta a nossa página aqui e acompanhe nossas notícias!