ConteúdoSeminário

Internet of Things (IoT)

A proliferação de objetos inteligentes com capacidade de sensoriamento, processamento e comunicação tem aumentado nos últimos anos. Neste cenário, a Internet das Coisas – Internet of Things (IoT) conecta estes objetos à Internet e promove a comunicação entre usuários e dispositivos. A IoT possibilita uma grande quantidade de novas aplicações, das quais tanto o desenvolvimento acadêmico quanto a indústria podem se beneficiar, tais como cidades inteligentes, saúde e automação de ambientes.

Além de todas mudanças no contexto tecnológico e no desenvolvimento da indústria 4.0, a evolução da IoT tem efeitos sociais importantes, podendo ocasionar alterações na afinidade homem-máquina e até mesmo alterar os relacionamentos interpessoais.

Neste seminário, apresentado por Eduardo Martendal Cerrutti, você entenderá um pouco melhor o conceito de IoT, verá quais são os blocos principais responsáveis por viabilizar a integração dos objetos no ambiente físico ao mundo virtual, além de ficar por dentro do estado da arte dessa tecnologia no cotidiano social.