ConteúdoSeminário

QRcodes – Nova maneira de transmitir informações

Muitos já devem ter visto QRCodes em diversos anúncios, seja para redirecionar para sites e redes sociais, ou até mesmo em embalagens e etiquetas espalhadas por aí.  Eles são, basicamente, um código de barras lido em 2D, que pode ser escaneado através da câmera da maioria dos smartphones de hoje em dia. Mas qual a diferença dele para um código de barras comum? Essa diferença é o que faz os QRcodes terem mais aplicações em diversas áreas da indústria e do comércio.

QRcode, da sigla “Quick Response”, significa resposta rápida, ou seja, código de resposta rápida.  Seu funcionamento parece simples: gerar um código QR com uma informação e, depois, permitir com que um smartphone possa escaneá-lo e ter acesso a informação contida nele. Entretanto, o armazenamento das informações, reconhecimento e escaneamento do código é um processo um pouco mais complexo que isso.

Em seu primeiro seminário, Jaqueline de Souza Ribeiro irá apresentar algumas aplicações dos QRcodes na indústria e no comércio, que facilitam e agilizam diversos processos, principalmente na área da logística. Além disso, será detalhado o funcionamento desses códigos. Partindo da etapa de sua criação, até o reconhecimento das informações contidas nos QRs, serão destacados os diversos fatores que fazem dessa tecnologia uma tão importante ferramenta nos dias atuais.