O UNIGOU é um programa de estágio acadêmico para República Tcheca. Esse programa é oferecido pelo Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica (INCBAC) e tem como objetivo conectar os dois países através do intercâmbio acadêmico.

Durante o programa, alunos brasileiros ficam alocados em laboratórios das universidades inscritas no programa e desenvolvem projetos junto a esses laboratórios. Além do conhecimento técnico e da experiência para o currículo, o estágio também pode ser utilizado (em alguns casos) para validar estágio obrigatório, ou ainda como trabalho de conclusão de curso.

O programa é aberto a alunos de graduação de universidades brasileiras que já cursaram, no mínimo, 2 anos de graduação em área similar a área em que o aluno deseja atuar. Além disso, o estudante precisa ter disponibilidade para passar 2 meses na República Tcheca e possuir fluência em inglês.

Como é feita a seleção?

Inicialmente, o estudante interessado preenche um formulário de pré-inscrição no site contendo apenas alguns dados básicos como nome e e-mail. Após preencher e enviar estes dados de pré-inscrição, o participante irá receber em seu e-mail um formulário completo de inscrição (em inglês), que deve ser preenchido e enviado junto com o CV do participante.

O currículo deve ser feito em inglês e sugere-se utilizar o modelo europeu. Há alguns modelos prontos em Latex e podem ser encontrados facilmente na internet. Mantenha o currículo breve e não explique muito cada tópico. Utilize a carta de motivação para destrinchar melhor os tópicos que necessitam de mais explicação

Antes de preencher o formulário de inscrição, recomenda-se conhecer todos os projetos disponíveis para o período em que você pretende ir e já fazer uma pré-seleção de 3-5 projetos que lhe interessam. Você precisará disso ao preencher o formulário de inscrição. Duas sugestões para selecionar o projeto são:

  • Dê preferência para projetos em que você já tem alguma experiência na área. Como a duração do projeto é curta, você terá pouco tempo para se ambientar com o assunto.
  • Veja a universidade onde será realizado o projeto. Caso você queira ficar em alguma cidade específica, foque em projetos das universidades desta cidade.

Feita a pré-seleção destes projetos, você conseguirá preencher melhor os dados necessários no formulário. No formulário de inscrição você irá preencher algumas informações básicas, como seus dados pessoais, dados do seu curso de graduação e quando você deseja participar do programa. Além disso, você precisa selecionar 3 projetos de interesse e justificar o motivo de querer participar de cada um.

Uma dica para esta etapa de seleção dos projetos é detalhar muito bem a sua justificativa para participar do projeto. Escreva por que você deseja entrar no projeto, de maneira clara e objetiva, evitando frases clichês como: “desejo entrar no projeto para me capacitar na área”; “sempre sonhei em trabalhar com isso”; ou ainda “participar do projeto seria um diferencial em meu currículo.

Além disso, escreva por qual motivo você deveria ser selecionado para esse projeto, por exemplo: “já possuo X anos de experiência na área”; “já realizei um cursos de 30 horas sobre o assunto”; ou então “já cursei matéria sobre o assunto e obtive conceito máximo”.

Depois de selecionar 3 projetos e justificá-los, você irá contar um pouco sobre suas experiências acadêmicas/profissionais. Nesta etapa, não é necessário focar apenas em experiências relacionadas com a sua área de interesse. Além de estágios/IC/EJ, vale a pena mencionar participação (caso tenha) em atléticas, centros acadêmicos, trabalhos voluntários, organização de semanas acadêmicas, participação em feiras de ciências e afins. As soft skills são tão importantes quanto as habilidades técnicas.

O último tópico do formulário pede que seja feita uma carta motivacional. A sugestão do INCBAC sobre a carta de motivação é: “… write about yourself, your knowledge, background experience, personal and professional reasons to join the UNIGOU Program.”.

Uma sugestão (pessoal) para esta etapa é garantir que você irá cobrir os seguintes tópicos em sua carta:

  1. Quem eu sou, onde estudo/trabalho, o que eu gosto de fazer (hobbies, esportes) – faça com que o avaliador/supervisor conheça um pouco mais sobre você;
  2. Qual meu interesse no programa – profissional e pessoal;
  3. O que me diferencia dos outros candidatos – considere mencionar habilidades técnicas, pessoais e gerenciais.

A carta de motivação é sua melhor oportunidade de mostrar quem você é para os supervisores do programa. É o momento que você deve “vender o seu peixe”. Aproveite a carta para explicar informações que estão no seu currículo e precisam ser destrinchadas. Por último, não esqueça de agradecer ao fim da sua carta a quem estará avaliando. Se quiser mais dicas sobre como escrever uma carta de motivação, confira nosso post mais detalhado sobre o assunto. Agora, basta enviar o formulário e aguardar uma resposta.

Fui selecionado para um projeto, e agora?

Caso você seja aprovado para algum dos três projetos que você selecionou, a próxima etapa será uma breve entrevista em inglês, para atestar a sua proficiência no idioma. A entrevista é breve, leva 10-15 minutos e não são feitas perguntas técnicas. (Experiência pessoal) É provável que farão perguntas como:

  • Qual motivo de você estar se inscrevendo no programa?
  • Qual projeto você irá participar?
  • Você conhece a Europa? Já está preparado para o frio?

Caso você não esteja seguro quanto a entrevista, tenha uma folha com você com algumas respostas prontas e treine a entrevista com alguém em inglês.

Após a verificação da fluência no idioma, você estará oficialmente aprovado para o seu projeto e pronto para seguir para próxima etapa.  A próxima etapa do processo de inscrição/seleção é uma etapa burocrática.

E se eu não fui aprovado para nenhum projeto?

Caso você não tenha sido aprovado para nenhum projeto, não se desespere. (Experiência própria) Envie um e-mail ao INCBAC, explique sua situação e solicite eu enviem outras opções existentes de projeto. É provável que tenham outros projetos ainda com vaga e você pode se inscrever para esses outros projetos. É importante demostrar o quanto você quer se inscrever no programa e todo o seu interesse. São grandes as chances de que você conseguirá se inscrever em um novo projeto.

Burocracias

Nesta etapa é necessário preencher mais alguns documentos, pagar a taxa de inscrição no programa, adquirir seguro saúde e passagem aérea.  Como programa de estágio dura menos de 90 dias, não é necessário visto para ficar no país. Embora esta etapa seja relativamente simples, com algumas dicas é possível facilitar sua vida e economizar.

Para pagar a taxa de inscrição no programa, é necessário realizar uma transferência internacional para conta do INCBAC. Existem algumas maneiras de realizar uma transferência internacional. Você pode realiza-las através de seu banco, porém já existem algumas empresas que realizam esse serviço também. Uma das maneiras mais simples de realizar a transferência e com menor taxa de câmbio é realizá-la via Transferwise.

Quanto ao seguro de saúde, existem alguns cartões de crédito internacional que já possuem seguro de saúde, porém estes tem duração limitada. Como a estadia no país é longa, confira com sua operadora de cartão de crédito qual a duração do seguro. Caso seja necessário adquirir um seguro saúde, há diversas empresas que oferecem o serviço. Fique atento sempre a duração do seguro, ele deve cobrir toda sua estadia na Europa, não apenas a duração do programa. Caso você opte por viajar antes ou depois do programa, o seguro deve cobrir esse período também.

Quanto a passagem aérea, um fato um pouco desconhecido é que, algumas companhias aéreas oferecem desconto de até 25% para estudantes na compra de passagens. Para adquirir a passagem com desconto, basta comprovar que você terá vínculo com alguma universidade no exterior por mais de 15 dias. Na maioria das vezes as companhias não divulgam isso em seus sites, portanto vale a pena ligar para companhia para comprar as passagens. Outra opção é comprar a passagem através do site da CI, onde já é possível incluir o desconto de estudante.

Após o preenchimento dos documentos, pagamento da taxa e a aquisição da passagem e do seguro viagem, você estará pronto para viajar.

Considerações finais

É você quem irá fazer o seu intercâmbio. O bom resultado do seu projeto irá depender da sua proatividade e esforço. Um bom desempenho em seu projeto irá lhe render uma boa carta de recomendação do seu supervisor, que pode futuramente abrir portas a você.

Aproveite todas as oportunidades que aparecerem para você e tente não ficar preso ao grupo dos brasileiros. Embora sejam mais fechados, os Tchecos são pessoas muito receptivas e gostam de conhecer gente nova. Além disso, como os países Europeus são relativamente pequenos, o tempo que você permanecer em intercâmbio é uma boa oportunidade para conhecer novos países durante os finais de semana.

Por fim, caso reste alguma dúvida sobre o programa, você pode entrar em contato comigo via e-mail (Pedro.destri@labmetro.ufsc.br) que posso contar mais sobre como foi minha experiência no programa e trazer mais algumas dicas!

Leia também no nosso blog: Intercâmbios de férias.

Gostou? Quer saber mais? Curta a nossa página aqui e acompanhe nossas notícias!