ConteúdoSeminário

Gestão de projetos ágeis

Com o advento da cultura da inovação, da engenharia de software, e da Indústria 4.0, as mudanças deixaram de ser exceção no gerenciamento dos mais diversos projetos. Hoje, metodologias rígidas e planejamentos longos já colocam em risco a própria existência de um mercado para o produto desenvolvido, e isso pode levar à perda significativa de competitividade.

Nesse contexto, vários desenvolvedores de software se uniram a fim de promover uma abordagem radicalmente diferente na execução de projetos. Assim nasceu o Manifesto Ágil. Como consequência, métodos já existentes e outros criados a partir do manifesto ganharam força não apenas na área de tecnologia da informação, mas no desenvolvimento de produtos em geral.

Em seu primeiro seminário como membro do PET-MA, Matheus Domingues vai abordar as razões e necessidades que levaram à elaboração do Manifesto Ágil, explorar algumas de suas principais metodologias e ferramentas, como Kanban, XP, Scrum, e MVP, e mostrar como a filosofia dos métodos pode mudar (e muito) a produtividade de um time.

Este seminário será fechado aos membros.