Nosso objetivo

Ser o grupo de capacitação

referência no CTC

Através da autogestão, atividades de capacitação, participação e organização de eventos e realização de projetos técnicos com laboratórios, Startups e pessoais, essa é nossa visão.

História do grupo

Sendo um dos três primeiros grupos PET do país, o PET-MA foi criado pelo professor Carlos Alberto Schneider em 1980. A equipe conta com a orientação do Professor-Tutor Marco Antonio Martins Cavaco desde 2010, indo de acordo com a premissa do modelo tutorial de aprendizado proposto pelo PET – Programa de Educação Tutorial. O foco do grupo desde suas origens foi capacitar de forma completa e avançada os petianos, de forma que estes desenvolvam qualidades como empreendedorismo, liderança, comunicabilidade, auto-organização e planejamento

Em 2005, o grupo original dividiu-se em dois novos grupos: PET-Metrologia e Automação e NEO Empresarial. Como consequência, o PET-MA reformulou seus métodos de trabalho a fim de manter seu padrão de excelência. Desde então, o grupo vem desenvolvendo projetos em parceria com laboratórios do centro tecnológico da UFSC e Startups da região, atuando em diversos campos da engenharia e aumentando a abrangência e multidisciplinaridade do grupo.pessoal.

O diferencial do PET-MA

Os membros contam com toda a infra-estrutura oferecida pela CERTI/Labmetro, além de eventualmente trabalharem dentro dos laboratórios parceiros, colocando em uso todo o conhecimento adquirido em sala de aula e aperfeiçoado através das diversas atividades de capacitação oferecidas pelo PET-MA, como planejamento, atividades gerenciais, treinamento, visitas técnicas, estímulo do aperfeiçoamento pessoal, apresentação de seminários e cursos.

Para coordenar as atividades de capacitação, o PET-MA é um grupo autogerido. Sua estrutura é baseada no BSC (Balance Scorecard), metodologia cujo objetivo principal é alinhar o planejamento estratégico com as ações operacionais de uma empresa ou, neste caso, de um grupo.

Missão 
  • Elaborar projetos de qualidade proporcionando uma formação diferenciada aos membros
Valores 
  • Foco em resultado
  • Liderança
  • Profissionalismo
  • Busca por excelência
  • Empreendedorismo
  • Pensamento estratégico
Visão 
  • Ser o grupo de referência no CTC na realização de projetos técnicos e formação diferenciada
Negócio 
  • Desenvolvimentos de projetos com qualidade
Quer saber sobre como tornar-se um membro do PET-MA?
Saiba mais