Descrição

No ambiente competitivo atual, conhecer detalhadamente e controlar os custos de produção de um produto é imprescindível para qualquer empresa que deseja se manter atuante no mercado. Uma boa gestão de custos pode ser a diferença entre o domínio do mercado e a falência de uma organização. Entretanto, antes de gerenciar os custos produtivos é necessário conhece-los.

Nesse contexto, o PET-MA, em parceria com o LABTUCAL, dá início ao projeto de análise de custos de produção de trocadores de calor compactos produzidos por soldagem por difusão. O Laboratório de Tubos de Calor desenvolveu o processo produtivo desses trocadores, os quais têm potencial de otimizar o processo de extração de petróleo. Devido a isso, existe o interesse da indústria nesse equipamento.

Assim, para tornar viável a produção e comercialização desse produto, além de definir um preço adequado, os membros Caio Linhares Prujansky e Pedro Henrique Ponzoni Favero irão analisar o processo produtivo desse produto com o objetivo de identificar todos os custos envolvidos em sua produção, desde gastos com matéria prima, a gastos com máquinas e mão de obra, e qualquer outro custo direto ou indireto existente. Gerando através dessa análise um custo total de produção, o qual pode ser utilizado com o propósito de definir o preço de comercialização, além de servir para projetos de gerenciamento e redução de custos no futuro.

Membros
  • Caio Linhares Prujansky
  • Pedro Henrique Ponzoni Favero
Orientação
  • Equipe LABTUCAL
Informações
  • 03/2017 – 11/2017
  • Progresso

    100%

Andamento do Projeto

Os membros do projeto realizaram uma etapa de estudo inicial necessária para a adequada realização do projeto. Neste estudo buscou-se conhecer um pouco mais das metodologia de avaliação de custos de produção existentes para assim selecionar a que melhor se adequasse ao produto em questão. Além disso, estudou-se o funcionamento do processo de produção dos trocadores para assim compreender a sequência dos processos empregados e identificar os custos que precisariam ser levantados posteriormente.

A segunda etapa foi o acompanhamento completo do processo de produção. Inicialmente acompanhou-se o corte das chapas que compõe o núcleo do trocador levantando-se os custos desse processo. E posteriormente, da mesma forma, levantou-se os dados do processo de montagem das chapas e após isso o processo de soldagem.

Tendo os custos envolvidos no processo de produção sido levantados, passou-se para análise dos dados coletados. Foram criadas planilhas de cálculo para organizar e mapear esses custos, e a partir disso tornar possível o cálculo do custo total de produção dos trocadores em questão. A partir dessas planilhas também torna-se possível analisar a composição dos custos de cada um dos processos e identificar pontos de melhoria futura.

Por fim, foi feito o orçamento dos custos de diversos processos a serem empregados no pós processamento do núcleo do trocador, assim como para a compra de materiais utilizados para produção dos bocais dos trocadores. O custo em questão se demonstrou extremamente relevante para composição total do custo do trocador ao ser adicionado nas planilhas de análise.