Descrição

Em meio a um mundo cada vez mais voltado para a sustentabilidade, vêm ganhando mais e mais atenção projetos que envolvem energia de fontes renováveis. A geração de energia usando biomassa como combustível torna-se cada vez mais atraente aos olhos do mercado, e aliar a energia solar a esse sistema poderia torná-lo mais eficiente e econômico. É comum uma parte do vapor que movimenta a turbina ser usado para pré-aquecer a água de alimentação da caldeira. Em um sistema de geração híbrido de energia, esse pré-aquecimento seria realizado pela energia solar, possibilitando uma economia na queima da biomassa utilizada para aquecer a água, assim como um maior aproveitamento do vapor para gerar energia mecânica na turbina.

Em parceria com o LABCET (Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos), os membros do PET-MA envolvidos no projeto realizarão um estudo dos variados tipos de coletores solares para montar uma planta híbrida, acoplando uma planta solar a outra de biomassa. O estudo envolve um levantamento de dados de funcionamento, eficiência e custos. Serão feitas também a modelagem e simulação de plantas de geração de energia através do software SAM (System Advisor Model). Os dados obtidos servirão de base para a tese do doutorando Eduardo Burin, orientador do projeto.

Membros
  • Jéssica Ceolin de Bona
  • Thales Jandrey Resende
Orientação
  • Doutorando Eduardo Burin
Informações
  • 05/2012 –03/2013
  • Progresso

    100%

Andamento do Projeto

Os membros do projeto já finalizaram as etapas de estudo inicial necessária para o projeto, na qual buscou-se compreender melhor o funcionamento de suspensões e foi feita a analise de diversas patentes de dispositivos, sondas e PIGS de inspeção de dutos. Feito isso os integrantes passaram para a parte mais criativa do projeto, utilizando-se de métodos propícios para isso, foram desenvolvidos diversos princípios de solução que pudessem realizar as funções esperadas do projeto. A partir disso foram geradas uma série de concepções capazes de atender aos requisitos do projeto. Na etapa atual do projeto, os membros estão realizando a análise dessas diferentes concepções, utilizando a ferramenta de análise de movimento do software SolidWorks, com o objetivo de escolher a solução de projeto que melhor atende as necessidades existentes. Terminada essa etapa será realizado o detalhamento da solução escolhida, para que essa possa ser então propriamente fabricada.