Descrição

Como o próprio nome diz este projeto consiste em projetar e construir um gerador de ruídos sonoros. O ruído gerado deve ser totalmente ajustável, ou seja, é necessário gerar tons puros (sinal senoidal) cuja amplitude e freqüência variem, e gerar também ruído branco (combinação de sons de todas freqüências).

Com este projeto o Laboratório de Fisiologia da UFSC irá fazer testes comportamentais com ratos verificando os efeitos causados pelos ruídos na memória dos mesmos podendo assim estabelecer novos níveis de ruído em ambientes públicos. Para não haver a necessidade de uma pessoa ter de ficar perto da caixa enquanto a mesma estiver em funcionamento (seja pela longa duração do experimento, seja pelo nível de ruído) será implementado um banco de dados com vídeos dos diferentes experimentos.

Membros
  • Fellipe Marques Teixeira.
Informações
  • 10/2009 à 12/2010
  • Progresso

    100%

Andamento do Projeto

Os membros do projeto já finalizaram as etapas de estudo inicial necessária para o projeto, na qual buscou-se compreender melhor o funcionamento de suspensões e foi feita a analise de diversas patentes de dispositivos, sondas e PIGS de inspeção de dutos. Feito isso os integrantes passaram para a parte mais criativa do projeto, utilizando-se de métodos propícios para isso, foram desenvolvidos diversos princípios de solução que pudessem realizar as funções esperadas do projeto. A partir disso foram geradas uma série de concepções capazes de atender aos requisitos do projeto. Na etapa atual do projeto, os membros estão realizando a análise dessas diferentes concepções, utilizando a ferramenta de análise de movimento do software SolidWorks, com o objetivo de escolher a solução de projeto que melhor atende as necessidades existentes. Terminada essa etapa será realizado o detalhamento da solução escolhida, para que essa possa ser então propriamente fabricada.