Descrição

Métodos de controle acústico são amplamente utilizados hoje desde situações cotidianas até no melhor manuseio da qualidade de trabalho em grandes indústrias. Destes modelos, o chamado “controle ativo de ruído” se mostra bastante eficaz para a eliminação de sons indesejados, principalmente aqueles de baixa frequência.
O projeto denominado “Headphone com controle ativo de ruído”, com a orientação do Prof. Dr. Márcio Holsbach Costa do LPDS (Laboratório de Pesquisa em Processamento Digital de Sinais), tem como objetivo adaptar um fone de ouvido do tipo concha para que este consiga isolar a fonte de áudio padrão de possíveis interferências sonoras externas com o uso de controle ativo.

Para realizar tal ação, serão instalados dois microfones no headphone, sendo um deles externo e outro interno. O primeiro capta o ruído para que o a placa de controle do fone de ouvido identifique o que é som útil ou não. O segundo busca receber novamente o sinal sonoro enviado ao ouvido para auxiliar na eficácia do método. Após isso, uma onda sonora de fase inversa irá ser criada e consequentemente somada ao ruído que adentrou no fone, resultando em um sinal nulo.

Membros
  • Cristian Savoldi Righi
  • João Henrique Renon Heinzen
Orientação
  • Professor Dr. Márcio Holsbach Costa
Informações
  • 10/2014 – 12/2015 – Finalizado
  • Progresso

    100%