Descrição

O Laboratório de Mecânica de Precisão – LMP é um dos laboratórios do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina. Esse desenvolve pesquisas tecnológicas na área de usinagem com ferramentas de geometria definida e não definida, fabricação de precisão e ultra precisão entre outras. Para isso encontram-se tornos, fresadoras, furadeiras, retificadoras, lapidadora e diversas outras maquinas no laboratório.

Dentre os muitos equipamentos existentes no Laboratório de Mecânica de Precisão o laser de alta potência de fibra YLS-10000 de 10kw de potência da IPG Photonics, o qual possui uma vasta gama de aplicações que inclui soldas de alta precisão, tratamentos térmicos de metais, enobrecimento de metais, cladding, corte de peças, entre outros. Porém o sistema ao qual o laser está integrado possui algumas limitações: este possui apenas 3 graus de liberdade (X; Y; Z) não sendo capaz de realizar rotações e, deste modo, o sistema não pode alterar automaticamente o ângulo de incidência do laser na peça, assim limitando as aplicações e a variedade de peças que podem ser por ele trabalhadas.

Tendo em vista este fator capaz de limitar a aplicação desta tecnologia, os membros Pedro Henrique Ponzoni Favero e Thiago Deeke Viek  irão trabalhar neste projeto, sob orientação do Prof. Dr.-Ing. Walter Lindolfo Weingaertner, com o objetivo de elaborar uma solução que possibilite a integração de outros 2 graus de liberdade (A; B) ao sistema de laser utilizado no LMP, implementando a capacidade do sistema de alterar automaticamente o seu ângulo de incidência na peça, para que assim possa se empregar o laser em peças com geometrias mais complexas, ampliando suas aplicações.

Membros
  • Pedro Henrique Ponzoni Favero
  • Thiago Deeke Viek
Orientação
  • Prof. Dr.-Ing. Walter Lindolfo Weingaertner
Informações
  • 02/2016 – 07/2016
  • Progresso

    100%