Descrição

Jogos de empresas são uma forma diferenciada de repasse de conhecimento por proporcionarem um contato do estudante com uma realidade simulada. Sendo assim, o projeto Jogos de Empresas visa desenvolver um modelo matemático na área de produção, voltado para um jogo de simulação de gerenciamento de uma empresa, desenvolvido por um membro do corpo docente do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. O jogo atualmente abrange uma empresa de forma mais estratégica, possibilitando apenas decisões mensais do usuário, sendo o objetivo da atividade especificar o setor de produção. Com isso, as decisões poderão ser tomadas na visão do dia-a-dia do chão de fábrica de uma indústria.

Para cumprir este objetivo, deve ser desenvolvido o modelo matemático capaz de simular a realidade do chão de fábrica. Este modelo deverá abranger variáveis ainda não cobertas pelo jogo atual como tipo de linha de montagem, organização de produtos por sua semelhança, entre outros aspectos do processo produtivo em questão. Estas variáveis deverão ser inter-relacionadas na forma do modelo final. O trabalho é orientado pelo Prof. Carlos Ernani Fries, que leciona a disciplina Jogos de Empresas para o curso de Engenharia de Produção.

Membros
  • Ismael Peruzzo Zamoner.
Informações
  • 09/2010 à 05/2011.
  • Progresso

    100%

Andamento do Projeto

Os membros do projeto já finalizaram as etapas de estudo inicial necessária para o projeto, na qual buscou-se compreender melhor o funcionamento de suspensões e foi feita a analise de diversas patentes de dispositivos, sondas e PIGS de inspeção de dutos. Feito isso os integrantes passaram para a parte mais criativa do projeto, utilizando-se de métodos propícios para isso, foram desenvolvidos diversos princípios de solução que pudessem realizar as funções esperadas do projeto. A partir disso foram geradas uma série de concepções capazes de atender aos requisitos do projeto. Na etapa atual do projeto, os membros estão realizando a análise dessas diferentes concepções, utilizando a ferramenta de análise de movimento do software SolidWorks, com o objetivo de escolher a solução de projeto que melhor atende as necessidades existentes. Terminada essa etapa será realizado o detalhamento da solução escolhida, para que essa possa ser então propriamente fabricada.