Descrição

O mestrando Gelson Onir Pasetti, do Departamento de Automação e Sistemas, está desenvolvendo um sistema híbrido para aquecimento da água para banho em residências. O sistema tem como objetivo aumentar a eficiência energética no aquecimento da água, utilizando-se de diversas fontes de energia, em especial a energia solar. Para o ideal funcionamento, o sistema combinará energia solar com um chuveiro elétrico convencional, controlando a ativação deste com base nos dados coletados sobre radiação solar incidente e temperatura da água aquecida em placas solares e armazenada, entre outras informações.

Os membros do PET-MA, Gabriel Carioni de Castro Perotto e João Pedro Scarton Weber, foram responsáveis pelo desenvolvimento do sensor para medir o nível de radiação solar, que será utilizado para medir perturbações no sistema.

O circuito do projeto foi desenvolvido utilizando um Arduino e um sensor de luminosidade. Para a programação, os integrantes tiveram que obter a equação para conversão do sinal analógico, lido pelo Arduino, para um valor de radiação em W/m2, através de informações com base em  estudos sobre o sensor e de testes de validação em uma planta solar com valores precisos. Com o projeto finalizado, um último teste foi realizado utilizando o sistema completo do mestrando, confirmando que o protótipo funcionava dentro das especificações feitas pelo cliente.

Membros
  • Gabriel Carioni de Castro Perotto
  • João Pedro Scarton Weber
Informações
  • 03/2013 – 08/2013
  • Progresso

    100%