Descrição

Integrando a engenharia e a gestão de projetos, o trabalho tem a missão de entregar melhores estimativas para a duração de atividades dos projetos do grupo através de um algoritmo de aprendizagem, baseado em métodos de Machine Learning, utilizando o histórico de performance do grupo PET-MA.

Os projetos 3P (Programa de Projetos Pessoais) são iniciativa interna do grupo PET-MA, que tem como objetivo fomentar a liberdade de escolha dos membros para trazerem algo de útil ao grupo. A ideia é que o membro consiga aliar seu interesse na construção de algoritmos inteligentes com a solução de problemas e dificuldades encontrados durante a fase de planejamento de projetos.

O Módulo Inteligente para Gerenciamento de Risco é um projeto 3P que será desenvolvido pelo membro Thiago Deeke Viek. Como forma de facilitar o planejamento dos projetos do grupo, um módulo que entregasse melhores estimativas para o tempo de finalização das tarefas do projeto a partir da entrada de valores pelos próprios membros permitiria um planejamento mais confiável dos trabalhos. Desta forma, será feita a união de estratégias para gerenciamento de risco em projetos, como simulações estatísticas de Montecarlo alinhadas à metodologia PERT (Program Evaluation and Review Technique), com métodos de aprendizagem de algoritmos, e.g. Neural Networks, de modo que o planejamento tenha melhor fundamentação e tome como base a realidade do PET.

Membros
  • Thiago Deeke Viek
Informações
  • 08/2017 – Em andamento
  • Progresso

    60%