ConteúdoSeminário

Viagem no Tempo

As peculiaridades da Teoria da Relatividade, proposta por Albert Einstein no início do século XX, ainda impressionam estudiosos do assunto até hoje. Contrariando as leis da física clássica, de Isaac Newton, Einstein propôs que o tempo e o espaço eram propriedades relativas, que variam para cada indivíduo existente, dependendo da condição em que este se encontra. Dessa forma, o cientista alemão abriu espaço para discussões a respeito da viagem no tempo.

Vivenciar o auge do Império Romano, conhecer as civilizações da Grécia Antiga ou até mesmo visitar a Terra daqui a 100 anos são experiências que para muitos podem parecer impossíveis. No entanto, estudos de vários cientistas a respeito da viagem no tempo, baseados principalmente na Teoria da Relatividade de Einstein, trazem ideias interessantes de como tais eventos poderiam acontecer.

Em seu primeiro seminário como membro do PET-MA, João Henrique Telles de Carvalho trará a discussão sobre algumas hipóteses físicas que podem tornar realidade a tão sonhada viagem no tempo, além de comentar sobre as diferenças entre viagem no tempo para o futuro e para o passado, e como esses fenômenos são abordados pela ficção científica.