Nossa visão:

Ser o grupo de referência no CTC na realização de projetos técnicos e formação diferenciada.

Através da autogestão, atividades de capacitação, participação e organização de eventos e, principalmente, realização de projetos técnicos com laboratórios, Startups, professores e pessoais.

História do grupo

Sendo um dos três primeiros grupos PET do país, o PET-MA foi criado pelo professor Carlos Alberto Schneider em 1980. A equipe conta com a orientação do Professor-Tutor Marco Antonio Martins Cavaco desde 2010, indo de acordo com a premissa do modelo tutorial de aprendizado proposto pelo PET – Programa de Educação Tutorial. O foco do grupo desde suas origens foi capacitar de forma completa e avançada os petianos, de forma que estes desenvolvam qualidades como empreendedorismo, liderança, comunicabilidade, auto-organização e planejamento

Em 2005, o grupo original dividiu-se em dois novos grupos: PET-Metrologia e Automação e NEO Empresarial. Como consequência, o PET-MA reformulou seus métodos de trabalho a fim de manter seu padrão de excelência. Desde então, o grupo vem desenvolvendo projetos em parceria com laboratórios do centro tecnológico da UFSC e Startups da região, atuando em diversos campos da engenharia e aumentando a abrangência e multidisciplinaridade do grupo. Nos últimos anos o PET-MA vem focando sua atuação em projetos de tecnologia e inovação, mantendo a liberdade de escolha dos membros mas diversificando seus clientes.

Missão
  • Elaborar projetos de qualidade proporcionando uma formação diferenciada aos membros
Valores
  • Foco em resultado
  • Liderança
  • Profissionalismo
  • Busca por excelência
  • Empreendedorismo
  • Pensamento estratégico
  • Valorização humana
Visão
  • Ser o grupo de referência no CTC na realização de projetos técnicos e formação diferenciada
Negócio
  • Desenvolvimentos de projetos com qualidade

Organização

A estrutura do PET-MA é baseada no método OKR (Objectives and Key Results), metodologia de gestão estratégica ágil, cujo principal objetivo é medir indicadores de desempenho e avaliar se os objetivos estipulados para o grupo estão sendo cumpridos. Os objetivos do grupo são criados semestralmente e revisados bimestralmente. A metodologia adaptada à realidade do grupo busca fundamentar o alinhamento e o engajamento dos membros. Internamente, o PET-MA é dividido em três áreas: Marketing, Capacitação e Projetos.

Para dar direcionamento às atividades do grupo, engajar os membros e controlar os indicadores, existe a figura do líder, membro mais experiente que se encontra na fase de repassar os seus conhecimentos aos membros mais novos. Para gerir o principal negócio do grupo, o gerente de projetos é responsável pelo contato preliminar com os clientes, além do acompanhamento dos membros em todas as etapas de desenvolvimento. Para guiar e intermediar as atividades do grupo perante a universidade, o PET-MA conta ainda com um tutor, o professor PhD Marco Antonio Martins Cavaco.

Área de Marketing

Responsável por realizar análises de ambiente externas ao grupo e desenvolver soluções estratégicas e criativas. Trabalha no sentido de atrair novos clientes e novos membros.

Área de Capacitação

Responsável por desenvolver os membros nas áreas técnica, gerencial e pessoal. Alinha os interesses dos membros com os interesses do grupo para que o petiano possa tirar a melhor experiencia possível do seu tempo no grupo.

Área de Projetos

Responsável pelo acompanhamento dos projetos e pelas negociações finais e iniciais com os nossos parceiros. Utiliza uma metodologia de projetos flexível para garantir que o cliente tenha confiança no nosso serviço.