DeColar

Programa de Projetos Pessoais (3P) – PET-MA

Descrição

Membros: João Henrique Telles de Carvalho
Data de Início: 22/04/2020

Quadricópteros são classificados como aeronaves muito instáveis, impulsionadas por quatro motores e quatro hélices acopladas. A decolagem, estabilização e movimentação desse tipo de aeronave ocorre a partir do controle da velocidade relativa de rotação de cada um desses motores. Possibilitando, assim, que a aeronave percorra determinados trajetos e desempenhe funções específicas.

Sendo um conceito de aeronave muito utilizado em drones, todo quadricóptero necessita de um sistema de controle embarcado que seja capaz de fornecer estabilidade e nivelamento de voo para o mesmo. Esse tipo de controle é fornecido por meio do Controlador de voo, que geralmente é constituído de giroscópios e acelerômetros que monitoram a movimentação do drone em três eixos e enviam Inputs para um algoritmo que altera a rotação de cada motor, de acordo com o necessário para que a aeronave se mantenha no ar.

Objetivos

O objetivo do projeto é desenvolver um controlador de voo que seja capaz de estabilizar e nivelar a aeronave sem que seja dado nenhum comando no rádio controle. Ou seja, ao largar o rádio, espera-se que o controlador de voo desenvolvido desempenhe uma função de auto nivelamento, garantindo que o drone quadricóptero seja capaz de voar sem que haja nenhuma interferência humana.

O projeto abrange principalmente as áreas da Engenharia Eletrônica (montagem dos circuitos eletrônicos com Arduino e demais componentes) e da Engenharia de Controle e Automação (desenvolvimento do algoritmo do controlador de voo e de comunicação com o rádio).

Resultados

Projeto em andamento, acompanhe o progresso abaixo.

Andamento do Projeto

Progresso

17%

22/04/20

Início do projeto. Após a realização do planejamento e a definição do escopo a ser trabalhado, começou-se a etapa de estudos preliminares, onde foram separados tópicos específicos de pesquisa antes de realmente "colocar a mão na massa".

15/07/2020

A fase de estudos do projeto foi finalizada e o membro partiu para o desenvolvimento do projeto por meio da leitura de códigos encontrados na internet que já foram desenvolvidos para um controlador de voo. Esses códigos estão segmentados em alguns algoritmos diferentes para cada função que o microcontrolador deve realizar. Eles são carregados no Arduino individualmente para que o controlador possa ser configurado, calibrado e finalmente posto em funcionamento.
A partir de agora, todos esses algoritmos serão lidos e estudados pelo membro, a fim de que este consiga entender todas as funcionalidades do código e comece a fazer as alterações desejadas visando otimizações e melhorias.