Bancada de Testes para Dosadores Agrícolas

Professor Acires Dias

Descrição

Membros: Gilberto Felipe Pinho, João Pedro Scarton Weber, Juliana Amorim Souza, João Henrique Renon Heinzen
Orientação: Professor Acires Dias
Data Início: 12/2014 – Finalizado

Com o crescimento do setor de equipamentos agrícolas no país visto nos últimos anos, houve um crescimento na procura em testes e realização de pesquisas referentes às novas tecnologias passíveis de agregação a tais equipamentos.
Assim, foi realizado o projeto de desenvolvimento de uma Bancada de Testes para Dosadores Agrícolas, através da qual são realizados os testes de avaliação de mecanismos dosadores em laboratório, visando a validação das especificações do produto, além de auxiliar em regulagens e eventualmente possibilitar testes de durabilidade.
A bancada foi desenvolvida com sucesso, passando por etapas de estudo e pesquisa de mercado, desenvolvimento de diferentes concepções, modelagem, cálculos analíticos, simulações, detalhamento técnico, fabricação e por fim sua montagem. Além disso, foi também desenvolvido dentro do grupo o sistema de sensores e o software para a aquisição dos dados do mecanismo.

O equipamento é capaz de medir o distanciamento entre cada órgão vegetativo (muda, semente, maniva, etc.) de maneira automatizada e com o mínimo de intervenção do operador. As informações relativas aos testes são armazenadas e catalogadas também automaticamente. O equipamento ainda permite variações da velocidade e da distância de plantio entre os órgãos vegetativos.
É válido salientar a importância de tal equipamento sendo desenvolvido nacionalmente, facilitando o acesso de universidades e institutos de pesquisa e viabilizando uma rede para a certificação de dosadores.

Andamento do Projeto

Progresso

100%

07/10/18

Os membros do projeto já finalizaram as etapas de estudo inicial necessária para o projeto, na qual buscou-se compreender melhor o funcionamento de suspensões e foi feita a analise de diversas patentes de dispositivos, sondas e PIGS de inspeção de dutos. Feito isso os integrantes passaram para a parte mais criativa do projeto, utilizando-se de métodos propícios para isso, foram desenvolvidos diversos princípios de solução que pudessem realizar as funções esperadas do projeto. A partir disso foram geradas uma série de concepções capazes de atender aos requisitos do projeto. Na etapa atual do projeto, os membros estão realizando a análise dessas diferentes concepções, utilizando a ferramenta de análise de movimento do software SolidWorks, com o objetivo de escolher a solução de projeto que melhor atende as necessidades existentes. Terminada essa etapa será realizado o detalhamento da solução escolhida, para que essa possa ser então propriamente fabricada.