CoNekTA – Connecting Networks for Things and Applications

Projeto com Conselho TTN Florianópolis

Descrição

Membros: Gabriel Hartmann de Azeredo e Guilherme Laércio da Silva
Data de Início: 12/12/18

Com o advento das tecnologias de IoT houve um impacto na indústria e na forma de comunicação entre máquinas e dispositivos. Esse impacto, que envolveu inclusive a indústria 4.0, teve como sua expressão o rápido desenvolvimento de tecnologias para transmissão de dados e conectabilidade. Uma dessas tecnologias para conexão massiva de componentes são os protocolos LoRa (Long Range) que são capazes de transmitir dados em uma grande área de alcance.

Tendo em vista esse contexto foi criado o projeto CoNekTA que consiste na criação de uma infraestrutura de rede para fomento da inovação em IoT em Florianópolis através do protocolo de comunicação aberto LoRaWAN e de uso gratuito para o público. Esse projeto é gerido pelo PET-MA e conta com parceiros como Secretaria de Segurança Pública,  CIASC, Aquarela, Byond, LINSE UFSC e NERsd IFSC.

Para mais informações sobre essa iniciativa entre na página da comunidade ou veja a notícia do CIASC.

Progresso

100%

Objetivos

O objetivo principal desse projeto é criar um laboratório para inovação aberta, em que startups, laboratórios, estudantes, empresas e qualquer pessoa que tenha interesse em desenvolver tecnologias e soluções para a área de IoT tenha a possibilidade de usar essa infraestrutura gratuitamente. Dessa forma será reduzido significativamente o custo para inovar e criar tecnologias relacionadas com transmissão e sensoriamento de dados, além de democratizar a possibilidade de desenvolvimento de projetos em Internet das Coisas.

Resultados

Como resultado final, foi entregue ao conselho da TTN Florianópolis um sumário executivo da comunidade local contendo tanto informações do mercado local e global, quanto informações da tecnologia e do que representa essa comunidade para a cidade de Florianópolis.

Faça download do sumário executivo completo!

Principais Etapas do Projeto

24/05/19

Foi entregue ao conselho da TTN Florianópolis um sumário executivo da comunidade local contendo tanto informações do mercado local e global, quanto informações da tecnologia e do que representa essa comunidade para a cidade de Florianópolis. Como continuação da parceria entre o PET-MA e o conselho local da TTN, espera-se que seja trabalhado para alavancar a comunidade tanto em número de membros e desenvolvedores como em impacto acadêmico, tecnológico, empresarial e econômico. Para mais informações sobre o projeto clique nos links para a página dos nossos parceiros e da comunidade TTN Florianópolis. O sumário executivo está disponível para download e é de uso aberto ao público.