Controle de forças com sistema hidráulico

Projeto com Doutorando Job Angel Ledezma

Descrição

Membros: Thales Jandrey Resende e Marina Brasil Pintarelli
Doutorando: Job Angel Ledezma
Data de Início: 04/2013
Data de Término: 07/2014

Sistemas hidráulicos são encontrados em diversos equipamentos. Embora a tecnologia hidráulica seja antiga, seu uso se perpetua por causa de sua grande adaptabilidade. Essa área é composta pelos conhecimentos que regem o transporte, a conversão de energia, a regulação e o controle do fluido.
O doutorando Job Angel Ledezma propôs um estudo técnico-teórico relativo ao controle de força em atuadores hidráulicos, com o intuito de projetar um controlador que seja capaz de controlar a força aplicada sobre um meio específico com uma saída de força mais estável e robusta.

Os membros trabalhando neste projeto, sob orientação do doutorando Job Angel Ledezma, terão que fazer um estudo relacionado com sistemas hidráulicos e pneumáticos, assim como também do software MATLAB®. As atividades desenvolvidas incluirão, além dos estudos iniciais, montagem de circuitos hidráulicos e pneumáticos nas bancadas didáticas do laboratório, aquisição de dados através de uma placa especializada (DSpace) e a implementação prática do sistema de controle de força hidráulico, incluindo a especificação de componentes, contato com fornecedores e montagem.

Objetivos

O objetivo geral do projeto consiste no estudo do controle de força em atuadores hidráulicos.
Para tal efeito, o projeto visa à substituição de uma mola, que é utilizada na maioria das pesquisas como um acoplamento flexível entre o atuador e o meio externo, por um equivalente hidráulico. Este equivalente hidráulico pode ser obtido através do uso de mangueiras de alta expansão volumétrica, assim como de acumuladores hidráulicos.

Andamento do Projeto

Progresso

100%