Desenvolvimento de sensor para medição de radiação solar e comunicação via arduino para automação residencial

Projeto com mestrando do DAS

Descrição

Membros: Allan Oliveira da Silva, Fernanda Kasper Ortolan, Gabriel Perotto, João Pedro Scarton Weber e Leandro Hideki Shimanuki.
Data de Início: 03/2013
Data de Término: 02/2014

O mestrando Gelson Onir Pasetti, do Departamento de Automação e Sistemas, está desenvolvendo um sistema híbrido para aquecimento da água do banho em residências. O sistema combinará energia solar com um chuveiro elétrico convencional, controlando a ativação deste com base nos dados coletados sobre radiação solar incidente e temperatura da água aquecida em placas solares e armazenada.

O usuário acessará um aplicativo no celular onde poderá entrar com os dados para seu banho com certa antecedência, dando tempo para que o sistema faça os ajustes de forma a atingir as condições especificadas. Os membros do PET-MA ficarão responsáveis pelo desenvolvimento do sensor para medir o nível de radiação solar e a interface de comunicação para transmitir as informações dadas pelo usuário ao sistema de controle. O mestrando ficará então responsável pelo desenvolvimento de todo o controle do sistema.

Objetivos

Criação de uma página Web, a qual enviará via ethernet os parâmetros inseridos para o Arduino. Os dados enviados pelo usuário serão referentes à temperatura e vazão da água, além de duração e horário do banho.

Resultados

Houve a criação da página Web e do programa do Arduino, resultando em um sistema funcional que atende aos requisitos iniciais do projeto.

Andamento do Projeto

Progresso

100%

20/10/13

Os membros do projeto já finalizaram as etapas de estudo inicial necessária para o projeto, na qual buscou-se compreender melhor o funcionamento de suspensões e foi feita a analise de diversas patentes de dispositivos, sondas e PIGS de inspeção de dutos. Feito isso os integrantes passaram para a parte mais criativa do projeto, utilizando-se de métodos propícios para isso, foram desenvolvidos diversos princípios de solução que pudessem realizar as funções esperadas do projeto. A partir disso foram geradas uma série de concepções capazes de atender aos requisitos do projeto. Na etapa atual do projeto, os membros estão realizando a análise dessas diferentes concepções, utilizando a ferramenta de análise de movimento do software SolidWorks, com o objetivo de escolher a solução de projeto que melhor atende as necessidades existentes. Terminada essa etapa será realizado o detalhamento da solução escolhida, para que essa possa ser então propriamente fabricada.