Implementação do Controle, Aquisição e Processamento de Sinais da Bancada RIG de Liner

Projeto com LVA

Descrição

Membros: Gabriel Carioni de Castro Perotto
Data de Início: 01/04/13

Nos próximos anos, normas internacionais mais rigorosas sobre a emissão de ruídos de aeronaves e do ruído aeroportuário passarão a vigorar, visando amenizar o impacto negativo que as regiões próximas a aeroportos e em rotas de aproximação de aeronaves sofrem em razão dos altos níveis de emissão de ruídos pelas turbinas. Nesse sentido, é de extrema importância o desenvolvimento de estudos para reduzir a emissão de ruídos. Eles acarretam grandes incômodos à tripulação e às comunidades assentadas nos arredores dos aeroportos, sendo necessário o uso de materiais específicos na estrutura da turbina para a atenuação de tais ruídos.

Laboratório de Vibrações e Acústica da UFSC, em parceria com a Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, está desenvolvendo uma bancada modular “RIG de Liner” para estudar o comportamento de materiais localmente reativos (liners) no inlet de turbinas turbofan, com vistas a determinar a impedância acústica do material em condições de fluxo de massa com incidência rasante, que simulam as condições reais do funcionamento das turbinas.

Gabriel Perotto – membro do PET-MA que está trabalhando nesse projeto juntamente com o bolsista do LVA, Zargos Neves Masson, sob orientação do professor Dr. Júlio Apolinário Cordioli e do mestrando Pablo Giordani Serrano –, será responsável pela implementação do controle, aquisição e processamento de sinais da bancada de testes.

Andamento do Projeto

Progresso

100%