Jacker

Programa de Projetos Pessoais (3P) – PET-MA

Descrição

Membros: Vinícius Moreno Sanches
Data de Início: 29/04/20

Falar sobre Inteligência Artificial há alguns anos atrás parecia algo muito distante, utópico, e talvez até inalcançável… Porém, com o advento da tecnologia sabemos que hoje essa inteligência está por toda parte ao nosso redor. Seja nos nossos smartphones, notebooks ou apps, a tecnologia que antes víamos apenas em filmes de Hollywood está hoje na palma das nossas mãos.

Quando buscamos na História o desenvolvimento dessa tecnologia, nos deparamos com um experimento de Arthur Samuel em 1952. Figurando entre os “primeiros passos” da Inteligência Artificial no mundo, Arthur desenvolveu no IBM 701 um agente para jogo de damas que consegue melhorar por conta própria, conforme ele vai jogando ao longo do tempo, tornando-se um desafio a altura para jogadores amadores.

Objetivos

Inspirado pelo grande feito de Arthur Samuel anos atrás, o projeto “Jacker” visa repetir o experimento, como forma de capacitar o membro projetista em Machine Learning seguindo os mesmos passos das grandes empresas de IA da História.

O projeto “Jacker” consiste no desenvolvimento de um software inteligente que possui a capacidade de jogar damas (Checkers) com um humano. O objetivo é implementar um algoritmo de Machine Learning de aprendizado por reforço, que faça a máquina jogar cada vez melhor, ao ponto de tornar-se um adversário competitivo de uma pessoa real.

Resultados

Projeto em andamento, acompanhe o progresso abaixo.

Andamento do Projeto

Progresso

20%