Jogos de Empresas – Modelagem Matemática do Setor de Produção

Projeto com Prof. Carlos Ernani Fries

Descrição

Membros: Ismael Peruzzo Zamoner
Orientação: Professor Carlos Ernani Fries
Data de Início: 09/2010
Data de Término: 05/2011

Jogos de empresas são uma forma diferenciada de repasse de conhecimento por proporcionarem um contato do estudante com uma realidade simulada. Sendo assim, o projeto Jogos de Empresas visa desenvolver um modelo matemático na área de produção, voltado para um jogo de simulação de gerenciamento de uma empresa, desenvolvido por um membro do corpo docente do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas.

O jogo atualmente abrange uma empresa de forma mais estratégica, possibilitando apenas decisões mensais do usuário, sendo o objetivo da atividade especificar o setor de produção. Com isso, as decisões poderão ser tomadas na visão do dia-a-dia do chão de fábrica de uma indústria. O trabalho é orientado pelo Prof. Carlos Ernani Fries, que leciona a disciplina Jogos de Empresas para o curso de Engenharia de Produção.

Objetivos

Para cumprir este objetivo, deve ser desenvolvido o modelo matemático capaz de simular a realidade do chão de fábrica. Este modelo deverá abranger variáveis ainda não cobertas pelo jogo atual como tipo de linha de montagem, organização de produtos por sua semelhança, entre outros aspectos do processo produtivo em questão. Estas variáveis deverão ser inter-relacionadas na forma do modelo final.

Andamento do Projeto

Progresso

100%