Sensoriamento Inteligente

Projeto com LabEEE

Descrição

Membros: Jaqueline de Souza Ribeiro e João Henrique Bayer
Clientes: Doutorando Mateus Vinícius Bavaresco e Pós-doutorando Ricardo Forgiarini Rupp
Data de Início: 03/2019

No Brasil, o consumo de energia elétrica nas edificações residenciais e comerciais, tanto de estruturas públicas como privadas, é bastante significativo, correspondendo a aproximadamente 50% do total da eletricidade consumida no país. Dessa forma, visando analisar como o comportamento humano impacta no consumo energético de edificações, os membros Jaqueline Ribeiro e João Henrique Bayer desenvolverão o projeto Sensoriamento Inteligente.

Existem, atualmente, alguns estudos sobre o gasto energético médio de edificações, os quais são utilizados na classificação de edificações eficientes. Entretanto faltam modelos que relacionam o envolvimento dos usuários para melhorar a precisão da avaliação energética, problemática essa que será trabalhada com o projeto Sensoriamento Inteligente.

Objetivos

O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema de monitoramento que será utilizado para realizar medições no ambiente e armazenar essas informações em um banco de dados, para mais tarde serem analisadas pelo cliente. Esse monitoramento será realizado por meio de sensores, conectados a diversos microcontroladores e também à placa Raspberry Pi.

Resultados

Projeto em andamento, acompanhe o progresso abaixo.

Andamento do Projeto

Title

0%