Sistema de Refrigeração Capilar para Ambientes de Microgravidade

Projeto com LabCET

Descrição

Membros: Guilherme Laércio da Silva e Thiago Deeke Viek
Orientação: Professor Dr. Eng. Edson Bazzo
Data de Início: 08/2015
Data de Término:06/2016

O controle de temperatura é fundamental para o funcionamento dos circuitos eletrônicos de satélites. Visando desenvolver tecnologia nacional nesse sentido, o projeto possui a missão de desenvolver e aperfeiçoar o conhecimento de controle térmico para satélites. O trabalho contribui para o alcance da autonomia produtiva nacional no setor, já que a tecnologia de refrigeração de
veículos espaciais é importada de outros países. Ainda, aplicações em terra para sistemas CPL são possibilitadas com os resultados obtidos.

O sistema atual conta com um sistema de suspensão que não satisfaz plenamente os requisitos de estabilidade para a medição, além do seu deslocamento ser realizado através de cabos, o que requer um tubo aberto em ambas extremidades. Com módulo será possível fornecer diferentes potências a resistências para simular o efeito de aquecimento de equipamentos eletrônicos em satélites e sondas espaciais, controlando esse processo para validar testes por meio da adquisição de dados de temperatura.

Objetivos

Através dessa tecnologia, o projeto realizado pelos membros Guilherme Laércio da Silva e Thiago Deeke Viek teve como objetivo o desenvolvimento de um Módulo de Controle e Aquisição de Dados de Temperatura para ser acoplado ao Sistema CPL (Capilary Pumped Loop).

Resultados

Ao final do projeto também foi desenvolvido um manual completo sobre o Módulo de Controle, abordando especificações técnicas da placa de aquisição usada, Athena II da Diamond System por meio do Sistema Operacional DOS 6.22, e como operá-la e manuseá-la.

Além de desenvolver a tecnologia nacional nesse sentido, o projeto possui a missão de desenvolver e aperfeiçoar o conhecimento de controle térmico para satélites. O trabalho contribui para o alcance da autonomia produtiva nacional no setor, já que a tecnologia de refrigeração de veículos espaciais é importada de outros países. Além do mais, aplicações em terra para sistemas CPL são possibilitadas com os resultados obtidos.

Andamento do Projeto

Progresso

100%

O projeto foi realizado com o Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos (LabCET), com orientação do professor doutor Edson Bazzo e do doutorando Marcos V. Oro. O módulo de controle foi montado no LabCET e integrado a uma bancada experimental existente para testes de desempenho do sistema de bombeamento capilar. Posteriormente o conjunto deverá ser compactado e normatizado para fins de aplicação aeroespacial com o intuito de ser testado no Laboratório de Integração e Testes do LIT/INPE.