Sistema de supervisão para sala equipada com máquina de corte a laser

Projeto com LMP

Descrição

Membros: João Pedro Scarton Weber
Orientação: Prof. Dr.-Ing. Walter Lindolfo Weingaertner
Data de Início: 05/2012
Data de Término: 09/2013

Os lasers são considerados uma das mais importantes invenções desenvolvidas durante o século 20. Possuindo hoje em dia aplicações em diversos segmentos, como: soldagens, cirurgias,holografia, impressoras, pesquisa, leitores de CD e DVD, uso militar, entre outras. As tecnologias de corte e solda têm tido avanços contínuos, um dos avanços mais expressivos nessa área é o laser de fibra ótica. Um sistema a fibra consome cerca de 3 a 5 vezes menos energia total do que as versões a CO2, registrando eficiência de até 86%, além de exigir menor manutenção e ocupar menos espaço.

A projeção a fibra permite ainda que o feixe percorra maiores distâncias, também é capaz de acelerar o corte de materiais finos e aumentar a eficiência em materiais de média espessura. Com isso, o membro João Pedro Scarton Weber desenvolveu um projeto em parceria com o Laboratório de Mecânica de Precisão (LMP). Esse projeto consistiu no desenvolvimento de um sistema de segurança com supervisão eletrônica e monitoramento via software para uma sala do laboratório onde serão instalados lasers de elevada potência. O sistema garantirá segurança ao operador do laser além de permitir a visualização do estado dos sensores em tempo real pela interface de monitoramento no computador.

Resultados

Para o sistema foram utilizados diversos sensores, como sensores de presença, indutivos, de passagem e câmera de vídeo de alta definição. Para o monitoramento também foi desenvolvido um software em LabVIEW© que mostra o estado dos sensores, indica a presença de pessoas na sala e ativa ou desativa o laser. Para a comunicação entre os sensores e o software de monitoramento no computador o membro também desenvolveu uma placa de aquisição de dados. A placa possui 3 portas de entrada analógicas, 14 entradas digitais e 12 portas de saída digitais, comunicação USB e compatibilidade ICSP assim como a possibilidade de atualização de firmware através de USB.

Andamento do Projeto

Progresso

100%