Soldaduto – Sistema de Soldagem Orbital

Projetos com LabSolda

Descrição

Membros: Juliana Amorim Souza
Orientação: Professor Dr. Eng. João Facco
Data de Início: 05/2014
Data de Término:04/2015

O setor industrial e tecnológico no Brasil ganhou força e espaço nos últimos anos e, com isso, surgiu grande demanda na área de soldagem no país, com uma busca crescente de processos eficientes e com garantia de qualidade. Foi nesse contexto que o Tartílope v4 surgiu na tentativa de suprir uma lacuna nacional em equipamentos de baixo custo para automatização de soldagem.
O Tartílope v4 foi desenvolvido com o intuito de criar um equipamento de soldagem MIG/MAG automatizado, com a finalidade de recuperação por soldagem em diferentes tarefas e setores como, por exemplo, petrolífero, petroquímico e energético.

Trata-se de um manipulador CNC (Comando Numérico Computadorizado) com quatro graus de liberdade constituído por três juntas prismáticas e uma rotacional.
É primordialmente um sistema orbital, mas graças a sua grande versatilidade ele pode ser utilizado em outras situações, onde é necessário o uso de um maior número de graus de liberdade.

Objetivos

O projeto desenvolvido pelo membro Juliana Amorim Souza, orientado por João Facco e em parceria com o LabSolda, objetiva o levantamento de pontos de otimização para o manipulador e uma pesquisa de mercado para análise comparativa com mecanismos concorrentes.

Andamento do Projeto

Progresso

100%