Suporte Ajustável para Motores

Projeto com o LabMetro

Descrição

Membros: Ismael Peruzzo Zamoner, Gilberto Felipe Pinho e Felippe Frigo Furtado
Orientador: Lauro Cezar Nicolazzi
Data de Início: 05/2009
Data de Término: 03/2010

A proposta do projeto é criar um suporte para motores ajustável que substitua os dois suportes não-ajustáveis que são usados atualmente em uma bancada de testes para motores de compressores. Cada motor possui um diâmetro de eixo diferente, exigindo portanto suportes individuais.

O novo suporte será utilizado por ambos, sendo necessário apenas um ajuste quando houver a troca, o qual deverá ser rápido e prático. O projeto mecânico envolveu modelagem em software de CAD e simulação de esforços e tensões aos quais ele será submetido, para que posteriormente seja feita a fabricação de um protótipo.

Objetivos

Entregar o projeto de um suporte para diferentes diâmetros de motores, acoplados a um eixo, os quais fazem parte da bancada de um mestrado. Estes motores deverão manter sua concentricidade da maneira mais prática possível, de forma a facilitar a instalação em diferentes tamanhos.

Resultados

As simulações numéricas alcançaram resultados bastante satisfatórios, com os pontos de concentração de tensão nos locais em que já eram esperados.

Andamento do Projeto

Progresso

100%