Tensões Residuais

Projeto com LabMetro

Descrição

Membros: Fellipe Marques Teixeira e Paula do Vale Pereira
Data de Início: 04/2010
Data de Término: 06/2010

Em parceria com a Petrobrás, o LABMetro busca otimizar uma maneira diferente de medir tensões residuais em dutos metálicos. O mais comum é furar o duto e analisar com sensores ópticos a deformação do furo modelando matematicamente uma expressão para a tensão imposta ao duto, que gera a deformação medida.

O detalhe (furar o duto) é o que motivou as pesquisas e o desenvolvimento de um protótipo capaz de medir as deformações a partir de pequenas indentações, as quais substituem os furos para não agredir tão severamente a peça.

Andamento do Projeto

Progresso

100%


Os membros do projeto já finalizaram as etapas de estudo inicial necessária para o projeto, na qual buscou-se compreender melhor o funcionamento de suspensões e foi feita a analise de diversas patentes de dispositivos, sondas e PIGS de inspeção de dutos. Feito isso os integrantes passaram para a parte mais criativa do projeto, utilizando-se de métodos propícios para isso, foram desenvolvidos diversos princípios de solução que pudessem realizar as funções esperadas do projeto. A partir disso foram geradas uma série de concepções capazes de atender aos requisitos do projeto. Na etapa atual do projeto, os membros estão realizando a análise dessas diferentes concepções, utilizando a ferramenta de análise de movimento do software SolidWorks, com o objetivo de escolher a solução de projeto que melhor atende as necessidades existentes. Terminada essa etapa será realizado o detalhamento da solução escolhida, para que essa possa ser então propriamente fabricada.